sábado, 28 de março de 2009

TOLERÂNCIA

Faz alguns dias, tenho notado ao meu redor coisas que andam acontecendo e me desagradando. Confesso que sempre fui meio mole e engolia sapos que não eram necessários, coisas que as pessoas falavam ou faziam e eu baixa a cabeça. Mas hoje vejo que não podemos ser assim, devemos enfrentar ou apenas questionar se vale a pena levar na cabeça.
Estes dias tive uma discução com uma amiga, eu não entendia o ponto de vista dela e me senti ofendido. Não deixei barato e retruquei a altura, quando vi que não adiatava argumentar, me afastei. Se isto ocorrece a algum tempo atrás, eu não teria a força pra argumentar meu ponto de vista, teria fingido aceitar o dela para a conversa seguir. Com o tempo tenho ganhado armas para enfrentar situações em que muitas vezes devo defender minhas idéias e ideais, mesmo estando totalmente oposto ao meu interlocutor. Percebi que tentar concordar mesmo não concordando, ou fugir sem dar sua opinião é não respeitar a sua liberdade de agir e de pensar.
Muitas vezes, as pessoas expõem suas opiniões ou agem de forma equivocada. É preciso tolerância para poder lidar com um mundo tão cheio de ideias contraditórias sem iniciar uma guerra declarada. Devemos ter a humildade também de perceber quando nosso ponto de vista esta equivocado e que o do outro esta certo (se aprender a fazer isso, por favor, me ensine).
Enfim, o mundo é feito de diversas culturas, raças e mentes. Muitas batalhas aconteceram pela pura falta de tolerância - vamos procurar ser tolerantes, mas sem deixar de defender nossos pontos de vista.
LIÇÃO DO DIA: Quando se tem mais de uma pessoa em um único hambiente, divergencias são inevitáveis - Se firma aquele com maior auto-controle.