domingo, 17 de maio de 2009

A DIFÍCIL ARTE DE PERDOAR

Em algum momento da vida, somos traídos ou enganados. A sensação de saber que a confiança que você depositou em alguém não era merecida é terrível. É uma ferida exposta, que não é física, e por isso muito mais difícil de cicatrizar. Então a pessoa que fez a atitude vem pedir perdão... Como o conceder?
Nesta vida, todos estamos fadados a errar, afinal, somos todos humanos (ou boa parte ainda é) fadados a cometer erros vez ou outra. O critério que permite ser perdoado ou não, é o arrependimento, pois se uma pessoa se arrependeu de seu erro é sinal que aprendeu uma lição e também sofreu com ele.
Porém, nem todas as pessoas se arrependem de seus erros, e as vezes pedem perdão apenas por pedir, e na primeira oportunidade já estão lá cometendo os mesmos erros novamente. Quando saber que uma pessoa que errou esta realmente arrependida? Como saber que ela não vai mais cometer seus erros novamente? Como poder perdoar?
Ao conceder o perdão, eu sempre fico com medo. Será que estou agindo certo? Será que esta pessoa perdoada vai errar de novo e voltar querendo perdão ou vai errar e ocultar o fato? Se errar de novo, será que merece uma segunda chance?
Acho que o perdão já é uma segunda chance, e terceiras nunca devem ser concedidas. Se a pessoa não aprendeu na segunda, dificilmente será na terceira que irá assimilar.
Não ah como saber como perdoar, devemos ouvir nosso coração e ter fé que podemos sim acreditar nas outras pessoas.

LIÇÃO DO DIA: "Perdoar sim, esquecer jamais"